Associação Solidária de Autogestão Comunitária do Brasil

Autogestão Comunitária

A libertação econômica, política, social e cultural dos seres humanos somente pode ocorrer no seio de comunidades humanas, pois os seres humanos se libertam em comunhão - como Paulo Freire nos recordou tantas vezes!

A palavra comunhão tem origem no verbo comunir. Comunhão é o ato ou o efeito de as pessoas comunirem reciprocamente entre si os meios necessários ao seu bem-viver. Como em todo fruto do trabalho existe vida humana realizada como valor, a comunhão entre as pessoas cria a comunidade que reconhece, em cada produto, a vida dos trabalhadores, trabalhadoras e da própria comunidade humana como um todo. A comunhão é o resultado da atividade recíproca de as pessoas munirem-se do que lhes seja requerido para realizar a liberdade de todas e de cada uma delas, na melhor solução possível, segundo as necessidades e capacidades de cada qual, em proveito de todos.

A autogestão comunitária é o modo como o poder popular, o poder do povo organizado em torno de um projeto de libertação popular, é exercido por meio de comunidades para construir e sustentar democraticamente, com a autodeterminação de fins e a autogestão de meios, as novas formas democráticas de organização social.

Essas comunidades são capazes de detectar, combater e suprimir ao longo do tempo as diferentes formas de opressão, sejam elas econômicas, políticas, culturais ou de outra natureza, que vão sendo detectadas no interior das próprias comunidades autogestionadas e da sociedade como um todo. Essa autogestão comunitária não apenas supera relações opressivas e dominadoras, mas especialmente institui novas relações econômicas, políticas, sociais e culturais libertadoras em proveito do bem-viver de todos/as.


Documentos

Manifesto da Associação Solidária de Autogestão Comunitária do Brasil (Versão 2.1)

















[Inicio]   [Quem Somos]   [Manifesto]   [Quero Participar]   [Pronices]   [Contato]